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EGR participa do Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul

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Estatal está investindo mais de R$ 35,4 milhões na reconstrução de rodovias

Fórum debateu a competitividade e a reconstrução pós enchentes
Fórum debateu a competitividade e a reconstrução pós-enchentes Foto: Gustavo Rech

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, participou, nesta quinta-feira (24/10), em Porto Alegre, do Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O objetivo foi debater sobre competitividade e seu papel na reconstrução do RS pós-enchentes. Nesse contexto, a expertise empregada pela estatal nas ações emergenciais nas rodovias gaúchas foi fundamental para desbloquear dezenas de estradas afetadas. Estão sendo investidos mais de R$ 35,4 milhões na reconstrução de rodovias.

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Fórum debateu a competitividade e a reconstrução pós enchentes - Foto: Gustavo Rech

Para Vanacôr, o protagonismo da EGR diante das obras de reconstrução foi marcado pela celeridade nas ações desencadeadas nas estradas gaúchas. “Desde o início da intempérie, mobilizamos o nosso contingente de trabalho para minimizar os riscos aos usuários e agilizar a operação dos serviços necessários para a retomada da trafegabilidade nos pontos críticos. Por isso, mesmo diante de um cenário totalmente adverso, conseguimos concluir diversos serviços e dar respostas efetivas à população”, destacou o dirigente.

Estavam presentes no evento o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, empreendedores, gestores públicos e acadêmicos.

Nova Ponte da ERS-130 (Arroio do Meio - Lajeado)

Uma das obras mais importantes é a da nova ponte da ERS-130. Já foram concluídas mais de 40 estacas das fundações da obra. Ao todo, serão 108 estacas de comprimento variado para dar sustentação aos pilares da nova estrutura. No parque fabril, estão sendo produzidas as vigas e todas as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo. Com a atuação conjunta e a produção das peças pré-moldadas. A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

Rompimento da ERS-129, em Muçum

A EGR está finalizando a pavimentação do quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum – trecho que desmoronou devido à enchente de maio. O investimento é de R$ 8,84 milhões a partir dos recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

Rodovias da Serra Gaúcha, Hortênsias e Vale do Paranhana

As fortes chuvas de maio e junho causaram danos significativos às rodovias da Serra Gaúcha, Hortênsias e Vale do Paranhana. Para reparar os estragos e garantir a segurança dos usuários, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) investiu mais de R$ 9,5 milhões em obras de reconstrução.

Houve a construção de um talude às margens do quilômetro 38, da ERS-115, em Gramado; a reconstrução do trecho de 70 metros, em Três Coroas, que foi destruído pelas fortes chuvas; e a correção de vários desníveis em 420 metros da via. Na ERS-235, que liga a Região das Hortênsias à Rota do Sol e ao Litoral Norte, foi construído um talude e o preenchimento da pista no quilômetro cinco, em Nova Petrópolis, e no quilômetro 52, em Canela.

Quedas de barreiras

Diante da ocorrência dos eventos climáticos, a EGR agiu rapidamente para restabelecer a trafegabilidade em diversos trechos de rodovias administradas – atingidas por deslizamentos e quedas de barreiras. Com um investimento de R$ 1,83 milhão, a empresa executou obras de desobstrução, garantindo a segurança e a mobilidade dos usuários.

Desobstrução da ERS-129

No dia 17 de outubro, a EGR publicou a ordem de serviço para a reconstrução do talude de aterro localizado no quilômetro 95,5 da ERS-129. A desobstrução da pista não prejudicou a logística de transporte do material rochoso obtido por meio das detonações nas proximidades deste local para reconstruir o quilômetro 88 que desmoronou.

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