EGR apresenta ações e investimentos na região de Venâncio Aires

Impacto das enchentes e obras em andamento foram temas abordados durante o evento

Vanacôr durante o seminário Gente & Negócios, realizado nesta quarta-feira
Vanacôr durante o seminário Gente & Negócios, realizado nesta quarta-feira Foto: Gustavo Rech/EGR
Por Ascom/EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio do diretor-presidente, Luís Fernando Vanacôr, participou, nesta quarta-feira (24/07), em Venâncio Aires, do seminário Gente & Negócios com empresários e lideranças regionais. No evento, promovido pelo Jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM, Vanacôr enfatizou a relevância da RSC-453 para a logística regional, os impactos das chuvas de maio e as principais obras em andamento.

Na ERS-130, a força das águas derrubou a ponte sobre o Rio Forqueta entre Lajeado e Arroio do Meio, afetando toda a região. A reconstrução está em andamento, com a montagem do canteiro de obras e a instalação de um parque fabril na própria rodovia para a produção de vigas e peças pré-moldadas. O custo está estimado em R$ 14,05 milhões e a previsão é que a ponte — crucial para o desenvolvimento do Vale do Taquari — esteja pronta até o final de 2024.

Outro ponto crítico foi o desmoronamento da ERS-129 no quilômetro 88. O trecho, já construído em 35%, segue em obras para recompor o talude com material rochoso proveniente de detonações. De acordo com Vanacôr, a estimativa é de que a reconstrução da estrada — uma das principais vias da região — seja entregue até o final de agosto. O investimento é de R$ 8,84 milhões.

Avanço nas obras
Já na RSC-453, a EGR executa serviços de pavimentação e compactação da pista do quilômetro 14 ao 18 entre Mato Leitão e Cruzeiro do Sul. Além disso, duas novas interseções estão sendo construídas nos quilômetros 23 e 24 em Cruzeiro do Sul, visando melhorar o fluxo e reduzir os acidentes. A obra no quilômetro 23 está em fase de compactação da base, enquanto a do 24 está sendo finalizada com drenagem, sinalização e pintura. No primeiro semestre de 2024, a EGR concluiu as duas rotatórias nos quilômetros 27 e 29, em Lajeado, reorganizando o trânsito entre os bairros.

Durante a apresentação, Vanacôr reiterou a mobilização da EGR para desobstruir trechos, além de proporcionar organização e segurança ao tráfego de veículos da região. “Estamos conjugando os nossos esforços para assegurar o avanço dessas importantes obras. Afinal, preservar vidas e qualificar segmentos rodoviários sempre serão as nossas prioridades”, afirmou o dirigente.