EGR participa do lançamento do Planejamento de Contingência para Desastres do RS

Expertise da Estatal foi compartilhada em um workshop com representantes das secretarias de Estado

WhatsApp Image 2024 10 15 at 18 13 37 (1)
A expertise adotada nas ações emergenciais nas rodovias foi compartilhada em um workshop Foto: Gustavo Rech

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr e a gerente de engenharia, Camila Kohler, participaram do lançamento do Planejamento de Contingência para Desastres do Rio Grande do Sul, elaborado em parceria com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) e com apoio do Ministério Público.

A expertise da Estatal adotada nas ações emergenciais nas rodovias gaúchas foi compartilhada em um workshop com representantes das secretarias de Estado que também atuaram nas enchentes. As equipes foram divididas para a realização de discussões em grupo. Os próximos passos das ações de enfrentamento foram pensados a partir de quatro áreas-chave: logística, assistência social, comunicação e saúde. O objetivo foi a identificação de riscos e medidas antecipatórias.

Conforme Vanacôr, o protagonismo da EGR diante das obras de reconstrução do estado após as enchentes de maio foi simbolizado pela assertividade das ações desencadeadas nas estradas gaúchas. “Desde o início da intempérie, mobilizamos o nosso contingente de trabalho para minimizar quaisquer riscos aos usuários e agilizar a operação dos serviços necessários para a retomada da trafegabilidade nos pontos críticos. Por isso, mesmo diante de um cenário totalmente adverso, conseguimos concluir diversos serviços e dar respostas efetivas à população”, destacou o dirigente.

O evento, realizado nesta terça-feira (15/10), no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre, marcou a semana do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, celebrado no dia 13 de outubro, data criada pela ONU para ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e da redução dos riscos de exposição a desastres.

Texto: Ascom EGR