Secretaria de Logística e Transportes

EGR participa de audiência pública sobre a ERS-239

Publicação:

Estatal apresentou as medidas emergenciais para a redução de acidentes

WhatsApp Image 2024 10 15 at 18 13 37
EGR apresenta medidas emergenciais para a redução de acidentes na ERS-239 Foto: Gustavo Rech

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, participou, na manhã desta terça-feira (15/10), de uma audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa sobre a possibilidade de melhorias nos acessos aos municípios do Vale do Sinos e do Paranhana à ERS-239.

Diante de deputados estaduais, lideranças políticas municipais e empresariais dos Vales do Sinos e Paranhana, Vanacôr apresentou as medidas emergenciais que foram adotadas pela estatal para a redução de acidentes na rodovia e contextualizou as condições orçamentárias da EGR para a realização de obras.

Entre as medidas está a conclusão da alteração da velocidade máxima permitida de 80 km/h para 60 km/h no segmento do quilômetro 25 ao 28, em Sapiranga, e no quilômetro 22, em Campo Bom – trechos escolhidos e respaldados em tratativa com o 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar.

Ao todo, foram instaladas 48 placas para incentivar a condução do veículo com maior cautela por parte dos usuários e evitar a ocorrência de acidentes no local. Nestes trechos, as equipes reforçam a sinalização horizontal com melhorias na pintura do pavimento para garantir a segurança dos usuários e transmitir informações visuais assertivas para coibir a imprudência.

Outra medida será a implantação de um controlador eletrônico de velocidade no quilômetro 14,8, nas imediações da rua Bento Gonçalves e Germano Friedrich, em Novo Hamburgo, para limitar a velocidade dos veículos – uma das principais causas de acidentes na rodovia.

A audiência pública deliberou que as prefeituras devem apresentar propostas de intervenções na rodovia que exijam menor investimento financeiro por parte da EGR. Além disso, as prefeituras deverão identificar os locais específicos onde a instalação de passarelas é fundamental para garantir a segurança dos pedestres.

WhatsApp Image 2024 10 15 at 18 13 34
EGR apresenta medidas emergenciais para a redução de acidentes na ERS-239 - Foto: Gustavo Rech

De acordo com Vanacôr, a ERS-239 é uma via fundamental para a circulação das pessoas e para o desenvolvimento gaúcho. “Sabemos que a segurança no trânsito é uma preocupação constante, por isso, temos a responsabilidade de buscar soluções para reduzir os riscos de acidentes, realizando ações, reforçando a sinalização, reduzindo a velocidade nos trechos urbanizados, instalando novos equipamentos de sinalização eletrônica e realizando obras de melhoria da pista”, ressaltou.

No momento, existem três passarelas localizadas em pontos estratégicos da ERS-239 – duas em Sapiranga, nos quilômetros 26 e 29,5 e uma em Parobé, no quilômetro 47,5. Além disso, a rodovia conta com 13 dispositivos eletrônicos de controle de velocidade e quatro faixas elevadas para travessia de pedestres em Rolante nos quilômetros 73,5, 75, 75,9 e 81.

Texto: Ascom EGR

Canais de Relacionamento