EGR interdita a ponte sobre o Rio Caí
Publicação:

A Ponte Sobre o Rio Caí, localizada no quilômetro 24 da ERS-122, foi interditada hoje (1/11) pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no sentido do Interior para a Capital. A medida foi tomada para realização do conserto da pavimentação, que se rompeu em determinado trecho da construção. Desde o dia 19/10, o trânsito vinha sendo realizado em meia pista. O local encontra-se devidamente sinalizado.
Em razão da obra, o trânsito nesse trecho foi desviado para a chamada “ponte nova”, que irá concentrar o tráfego de veículos nos dois sentidos, Capital e Interior, fluindo em apenas duas pistas. O prazo de realização da obra está estimado em seis meses, mas o tráfego sobre a ponte poderá ser liberado dentro de quatro meses.
O que será feito
A Ponte sobre o Rio Caí é uma estrutura em viga pré-moldada, na qual a laje apresenta complementação feita de concreto com cabos transversais a cada 80 centímetros. Ocorre que alguns desses cabos romperam-se, fazendo com que a laje perdesse capacidade de carga e quebrasse.
A forma de realização da obra está sendo analisada, pois há duas possibilidades, ambas preservando o aproveitamento de fundações, pilares e vigas da estrutura existente. A primeira delas é desmanchar e refazer a atual laje da ponte. A segunda alternativa é construir uma laje nova sobre a atual. Serão recuperados, também, as juntas de apoio das longarinas.
Texto: Ana Cristina Rosa