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EGR inicia içamento de lajes pré-moldadas na ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

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Empresa utiliza guindaste para realizar o serviço

Divulgação / EGR
Empresa utiliza guindaste para realizar o serviço Foto: Divulgação / EGR
Por Rafael Bento / Ascom EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou, nesta segunda-feira (17), a instalação das lajes pré-moldadas sobre a estrutura da ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Para realizar o processo, será utilizado um guindaste que posiciona as peças enquanto a treliça continua com o lançamento das últimas vigas.

Após a colocação das lajes em cada vão, as equipes começam imediatamente a concretagem e o nivelamento da estrutura, sempre com foco na eficiência e na segurança do projeto. Mesmo com a mudança no planejamento, a EGR mantém a previsão de conclusão da ponte para o dia 29 de março.

EGR inicia içamento de lajes pré-moldadas na ponte entre Lajeado e Arroio do Meio
EGR inicia içamento de lajes pré-moldadas na ponte entre Lajeado e Arroio do Meio - Foto: Divulgação / EGR
Segundo o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, o içamento das lajes representa uma fase crucial na execução da obra na ERS-130. "Este é um momento decisivo, pois é quando a popuação do Vale do Taquari consegue visualizar de forma mais clara e evidente o progresso da obra. As pessoas começam a perceber o tamanho da dedicação das equipes envolvidas, que estão trabalhando intensamente para concluir a ponte com a máxima agilidade", destacou Vanacôr.

Etapas de execução do processo construtivo

Contratação emergencial (2/5 a 5/6/2024)

A construção da nova ponte da ERS-130 busca minimizar os impactos causados ​​pela destruição, ocorrida na enchente de 2 de maio. Considerando a urgência da situação, a EGR contratou a obra de modo emergencial, com o objetivo de garantir a celeridade necessária para a licitação e consequente reconstrução.

A contratação emergencial possibilita mais agilidade e rapidez no processo. A contratação normal implicaria um processo licitatório de aproximadamente 55 dias úteis. Nesse caso, a homologação seria realizada em 6 de agosto, gerando um período longo sem o início da obra. Dessa forma, a estatal mobilizou o corpo técnico para começar o processo de contratação de forma emergencial.

Em 20 de maio, foi lançado o edital no Diário Oficial do Estado (DOE) e, em 31 de maio, a EGR homologou a empresa vencedora. No dia 3 de junho, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e da EGR, assinou o contrato com a empresa Engedal Construtora Ltda e, em 5 de junho, foi assinada a ordem de início.

Início dos levantamentos topográficos e hidrológicos (5/6/2024)

Tão logo assinada a ordem de início, foram iniciados os levantamentos topográficos e os estudos hidrológicos para a definição das características da nova ponte sobre o Rio Forqueta, atendendo às condições de resiliência climática.

Início das sondagens (21/6/2024)

Em 21 de junho, após a conclusão dos levantamentos, as equipes iniciaram as sondagens do perfil de solo no leito da rodovia, tanto da borda das margens quanto do leito do rio. Essa etapa, fundamental para a definição da estrutura da ponte, permitiu a coleta de amostras de solo e perfil geológico, definindo o tipo de fundação e seu dimensionamento. Devido às variações no nível do rio, esse trabalho teve o seu andamento prejudicado. As informações dessa etapa são fundamentais para elaboração do projeto executivo.

Influência climática

Entre 16 de junho e 7 de julho, a região foi atingida por chuvas, o que impossibilitou a continuidade das sondagens e interrompeu as atividades. Em virtude disso, foi necessário reavaliar o cronograma de obras e realizar ajustes nos prazos para garantir que os trabalhos sejam realizados com segurança e qualidade. Somente em 14 de agosto foi possível concluir essa etapa da obra.

Readequação do projeto executivo

Com base nas informações das sondagens e dos levantamentos topográficos e hidrológicos, o projeto inicial foi readequado, originando uma nova estrutura com 172 metros de extensão – 22 metros maior que a antiga. Com as informações obtidas nas sondagens, optou-se por reduzir a quantidade de pilares e vigas, passando de oito para sete, e diversificando os tipos de fundações para dar mais velocidade no processo construtivo. Foi por meio desses estudos que a Engedal projetou dois tipos de estaqueamentos. Para a construção das estruturas localizadas fora do fluxo do rio, foram implantadas estacas do tipo cravadas. Já nas fundações situadas dentro da água, estacas do tipo raiz.

Parque fabril (16/7/2024)

Com a definição do projeto, em 16 de julho começou a fabricação das vigas pré-moldadas no parque fabril – área de 500 metros construída rente à cabeceira sul da ERS-130. Os trabalhadores avançaram na produção das vigas e das lajes que serão utilizadas na construção da ponte: 24 estruturas de 28 metros estão prontas e as lajes foram preparadas pelos funcionários.

Produção das vigas e pré-moldados (6/9/2024)

A obra ganhou um novo impulso a partir do início da fabricação das 24 vigas (cada uma compostas por 2,3 toneladas de aço). Ao todo, 26 toneladas compõem as peças pré-moldadas que são utilizadas no processo construtivo.

Início das fundações (24/9/2024)

Em 24 de setembro, foram iniciadas as fundações com a colocação das estacas cravadas. Ao todo, foram colocadas 60 estacas do tipo cravadas para dar sustentação aos pilares de construção. As estacas foram instaladas em quatro locais situados fora do eixo do rio para formar os blocos da fundação.

As equipes também realizaram perfurações para a colocação das estruturas que serão compostas dentro do fluxo do rio.  Foram colocadas 48 estacas do tipo raiz em três pontos distintos.

Tão logo as fundações foram concluídas, se iniciou a colocação dos blocos de fundação. Eles foram construídos por meio de blocos de concreto armado para servirem de base para os pilares sobre os quais a estrutura da ponte é apoiada.

Início da concretagem das vigas (14/11/2024)

Os trabalhos começaram a ser executados após a conclusão da produção das vigas e peças pré-moldadas e dos estaqueamentos realizados fora do leito do Rio Forqueta.

Concretagem dos blocos de fundação (25/11/2024)

Uma nova fase da obra de construção é a colocação dos blocos de fundação. Os materiais foram construídos por meio de concreto armado e servem de base sobre a qual a estrutura da ponte será apoiada.

Aterro dos acessos (27/11/2024)

As obras para a construção do aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte começaram na quarta-feira (27/11). A licitação ocorreu em 21 de novembro e a assinatura do contrato em 26 de novembro. O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio. O custo dos trabalhos será de R$ 8,3 milhões.

Construção de pilares (06/12/2024)

Após a conclusão da concretagem do segundo bloco de fundação, as equipes iniciaram a construção dos pilares que darão sustentação à nova estrutura – essenciais para a estabilidade da ponte. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado.

“Passagem molhada” (17/12/2024)

Para facilitar o tráfego de veículos no sentido Lajeado-Arroio do Meio, foi inciada a construção de uma passagem molhada de 400 metros sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado.

Montagem da treliça (26/02/2025)

Iniciou a instalação da treliça, equipamento que leva as vigas e lajes para cima da estrutura da ponte da ERS-130 e encaixa as estruturas com precisão no local correto.

Lançamento das vigas (05/03/2025)

A colocação das vigas sobre a estrutura da ponte foi iniciada utilizando a treliça. No total são 24 vigas na ponte.

Içamento das lajes (17/03/2025) 

A EGR iniciou a instalação das lajes pré-moldadas sobre a estrutura da ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Para realizar o processo, é utilizado um guindaste que posiciona as peças enquanto a treliça continua com o lançamento das últimas vigas.

Etapas executadas

A queda da ponte aconteceu no dia 2 de maio de 2024. Veja as etapas executadas desde então:

20/5/2024 - Publicação da licitação

31/5/2024 - Empresa Engedal homologada

    3/6/2024 - Assinatura do contrato

      5/6/2024 - Assinatura da ordem de início

        5/6/2024 - Início dos levantamentos topográficos e hidrológicos

          21/6/2024 - Equipes executam sondagens de solo

            16/7/2024 - Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras

              14/8/2024 - Conclusão das sondagens de solo

                30/8/2024 - Conclusão do parque fabril

                  6/9/2024 - Início da produção das vigas e peças pré-moldadas

                    24/9/2024 - Início das fundações/estacas cravadas

                      21/10/2024 - Início das estacas raiz

                        25/10/2024 - Conclusão das estacas cravadas

                          14/11/2024 - Início da concretagem das vigas

                            21/11/2024 - Colocação dos blocos de fundação

                              27/11/2024 - Início do aterro de acesso

                                06/12/2024 - Início da construção dos pilares

                                  17/12/2024 - Construção da “passagem molhada”

                                    06/01/2025 - Liberação do trânsito na “passagem molhada”

                                      21/01/2025 - Conclusão da concretagem das vigas

                                        03/02/2025 - Conclusão dos pilares

                                          15/02/2025 - Conclusão da concretagem das travessas

                                            26/02/2025 - Início da montagem da treliça

                                              05/03/2025 - Lançamento das vigas

                                                17/03/2025 - Içamento das lajes

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