EGR dá mais um passo no Gerenciamento Ambiental das rodovias
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A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deu mais um passo na consolidação do Gerenciamento Ambiental e da sustentabilidade dos mais de 900 km de rodovias que administra no Estado. A empresa pública é vinculada à Secretaria dos Transportes do Governo do Estado.
De forma inovadora, a EGR divulgou esta semana um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), documento que expressa a intenção de buscar elementos técnicos, compreendendo diretrizes, especificações, qualificações e orçamento, com vistas a obter projeto básico de serviços especializados de gestão ambiental de sua malha viária. A medida atende às demandas solicitadas na Licença de Operação emitidas pela FEPAM, uma vez que todas as rodovias administradas pela EGR já possuem Licença Ambiental para operação.
Apresentada a manifestação, os interessados receberão autorização para realizar o projeto básico que contribuirá para a consolidação do futuro edital de licitação para execução dos programas ambientais. O documento, que pode ser encontrado no site www.egr.rs.gov.br, além das condições de participação, prevê para o projeto básico programas de Proteção e Monitoramento de Fauna, Prevenção de Acidentes, Recuperação de Áreas Degradadas e Prevenção de Queimadas, entre outros.
Segundo o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, a medida é importante, pois é uma etapa relevante no que diz respeito às questões ambientais e de sustentabilidade, além de servir de referência para licitações sobre o tema. “O PMI é inovador nesta área no Rio Grande do Sul e mostra o compromisso da EGR em buscar soluções efetivas, não apenas para os usuários, como para toda a sociedade”, explica.
As informações que serão produzidas a partir dos programas previstos no PMI serão utilizadas em uma série de eventuais intervenções necessárias junto às rodovias, para a melhoria contínua dos aspectos ambientais e das interações com o espaço em que se insere.