EGR conta com novo Sistema de Gestão Ambiental
Publicação:
Ferramenta é utilizada pela equipe técnica da empresa nas etapas do diagnóstico, planejamento e gerenciamento ambiental

A partir deste mês, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) conta com um novo Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A plataforma foi apresentada e detalhada para a equipe técnica da EGR pela STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., responsável pela execução do Projeto Básico de Gestão Ambiental (PBA). O objetivo é facilitar a execução do programa de monitoramento, gestão e supervisão ambiental, conforme as Licenças de Operação (LOs).
Desenvolvido pela STE, o SGA viabiliza a análise de mapas, documentos e relatórios referentes ao cumprimento dos planos, programas e projetos ambientais necessários à operação dos 630,38 quilômetros de rodovias e das 10 praças de pedágio administradas pela companhia. Trata-se de uma ferramenta WebSIG, ou seja, um sistema que organiza, processa e disponibiliza informações geográficas.
“É uma ferramenta que enriquece o trabalho da nossa equipe técnica e reforça nosso compromisso com uma gestão ambiental eficiente”, destaca o responsável pelo monitoramento ambiental da EGR, Giuliano Cuozzo.
Sobre o PBA
Trata-se de um documento do licenciamento ambiental que contém diretrizes, especificações técnicas, procedimentos metodológicos e cronogramas de execução para a prevenção, redução e/ou compensação de impactos negativos ao meio ambiente, bem como a potencialização de benefícios socioambientais durante a operação da malha viária e praças de pedágio administradas pela EGR.
O PBA é composto por:
-
Plano Ambiental de Construções (PAC)
-
Programa de Monitoramento, Gestão e Supervisão Ambiental (PMGSA)
-
Programa de Gerenciamento de Riscos Ambientais (PGRA)/Planos de Ação e Emergência (PAEs)
-
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais (PRAD)
-
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos (PGRSEL)
-
Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEACS)
-
Programa de Reintegração de Posse (PRP)
-
Programa de Manejo de Vegetação na Faixa de Domínio (PMVFD)
-
Programa de Monitoramento e Estabilização de Encostas e Taludes (PMEET)
-
Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna (PPMF)
-
Projeto de Sinalização Ambiental (PSA)