EGR conclui os pilares da nova ponte da ERS-130
Publicação:

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) concluiu duas etapas fundamentais na construção da nova ponte sobre o Arroio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio – a concretagem das 24 vigas e dos dez pilares que sustentarão a estrutura de 172 metros de extensão.
Com os pilares prontos, as equipes já iniciaram a construção das travessas na parte superior dos pilares, onde serão apoiadas as vigas. Também será montado o equipamento (tipo treliça) que transportará essas vigas e as lajes pré-moldadas para possibilitar a montagem da ponte no mês de fevereiro.
O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, destacou a importância desse avanço para o cumprimento do cronograma da obra: “A conclusão dessas duas etapas e a construção das travessas demonstram o compromisso da EGR em entregar uma obra que vai devolver ao Rio Grande do Sul a conexão rodoviária fundamental para a economia, especialmente após os impactos causados pelas enchentes”.
Paralelamente às atividades, o parque fabril segue com a produção das lajes pré-moldadas. Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
A nova ponte, com 172 metros de extensão, será 51 metros mais longa e cinco metros mais alta que a antiga. Além disso, contará com duas faixas de rolamento no pavimento principal e espaço dedicado para a travessia segura de pedestres e ciclistas. A previsão é que a montagem da ponte seja concluída em fevereiro, marcando um avanço importante na infraestrutura viária da região.