25 de Junho de 2019

Página inicial > Comunicação > Notícias > Plano de Gestão Ambiental da EGR abrange mais de 900 km de rodovias
Publicação: 05/06/2019 às 15:38

Plano de Gestão Ambiental da EGR abrange mais de 900 km de rodovias

Equipe de Gestão na praça de pedágio de Coxilha - Foto: EGR/divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece anualmente em 5 de junho. Este ano, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) tem o que comemorar. Cumprindo as exigências ambientais para a operação de rodovias e praças de pedágio, a empresa contratou a elaboração e, posteriormente, a execução do Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA), com o objetivo de reduzir os impactos negativos, potencializar os positivos e reparar possíveis danos decorrentes da implantação de seus mais de 900 quilômetros de rodovias e 14 praças de pedágio em uma época em que não havia legislação ambiental.

Em dezembro de 2018, a STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. foi contratada para executar o PBA e seus 15 Programas Ambientais. De acordo com o engenheiro ambiental da EGR e fiscal do contrato Rafael Schmitz, “a EGR tem uma preocupação com o cuidado ambiental em sua malha viária. Como possuímos uma empresa enxuta, é fundamental contar com o suporte e a dedicação de uma equipe contratada”.

O compromisso da EGR é o de adequar-se a novos tempos, em que não só o cumprimento da legislação é importante, mas também ter uma atitude mais transparente, com maior participação social, reforçando a segurança dos usuários e mantendo o bom relacionamento com as comunidades vizinhas.

Saiba quais são os Programas da Gestão Ambiental:

Programa de Monitoramento, Gestão e Supervisão Ambiental

Plano Ambiental de Construções (PAC)

Projeto de Sinalização Ambiental e de Segurança

Programa de Monitoramento e Estabilização de Encostas e Taludes

Programa de Gerenciamento de Riscos Ambientais (PGRA)

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais (PRAD)

Programa de Gerenciamento de Áreas de Preservação Permanente

Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, Ruídos e Vibrações

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

Programa de Conservação da Faixa de Domínio e Manejo Florestal

Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna