17 de Agosto de 2018

Página inicial > Comunicação > Notícias > Projeto para ampliação da ERS-130 está em fase final de contratação
Publicação: 04/05/2018 às 11:37

Projeto para ampliação da ERS-130 está em fase final de contratação

Anúncio foi feito durante audiência na Secretaria dos Transportes, na Capital - Foto: Secretaria dos Transportes/Divulgaçao

O projeto de ampliação da capacidade de uma das principais rodovias do Vale do Taquari já está nas últimas etapas de licitação. Foi o que comunicou o governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em audiência nesta quinta-feira (03), com lideranças regionais.

Durante o encontro na Secretaria dos Transportes, em Porto Alegre, o diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, afirmou que as melhorias abrangem 28 quilômetros da ERS-130, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. "Estamos aguardando a contratação do projeto executivo. Vamos operar nos pontos mais críticos entre os Km 69 e 97, com o alargamento da via e implantação de terceira pista", salientou.

Segundo o presidente da Câmera da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Pedro Antonio Barth, a estrutura atual não comporta mais a média de 27 mil veículos que transitam diariamente pela via. "O trecho entre Lajeado e Arroio do Meio é um dos mais preocupantes", alertou.

O diretor de Infraestrutura da CIC-VT, Leandro Eckert, também reivindicou a instalação de balanças na rodovia e melhorias no acesso às praças de pedágio. "São seis mil veículos por dia que passam pelos pedágios. Eu mesmo já presenciei muitos engavetamentos próximo às praças", relatou.

O diretor-presidente da ERG afirmou que pode ser estudada a possibilidade de balanças na extensão da via, mas salientou que o problema poderia ser anulado se motoristas respeitassem o limite de peso, fixado em 8,2 toneladas por eixo.

O secretário dos Transportes, Humberto Canuso, ressaltou que a EGR já está trabalhando em cima de um cronograma e acompanhará o andamento do projeto de ampliação da rodovia. Sobre as balanças, ressaltou que "elas estão sendo tratadas em âmbito nacional, pois está sendo discutida uma padronização para este tipo de fiscalização", acrescentou. “A ação da EGR está sendo muito positiva, pois reforça as parcerias entre o Estado e entidades representativas da região.”

Também participaram da reunião o deputado estadual Pedro Westphalen; o prefeito de Lajeado e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Marcelo Caumo; o coordenador da AMVAT, Isidoro Neto; a presidente da Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT), Cíntia Agostini; a secretária executiva do CODEVAT, Simone Wobeto; o prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner; a prefeita de Doutor Ricardo, Catia Rolante; e demais lideranças da região.

Fonte: Secretaria dos Transportes