14 de Dezembro de 2017

Página inicial > Comunicação > Notícias > Governo do Estado confirma duplicação de trecho da ERS-239 em Taquara
Publicação: 22/11/2017 às 15:44

Governo do Estado confirma duplicação de trecho da ERS-239 em Taquara

O trecho, de 2,6 km, contará com dois retornos “espera zero”, que garantirão mais segurança e fluidez ao tráfego. - Foto: Divulgação/EGR

O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), lançou edital de licitação para contratação de obra de duplicação da ERS-239 em Taquara, no trecho entre a ERS-020 e a ponte sobre o Arroio Tucanos, com investimento de cerca de R$ 12 milhões. O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (22), na Faccat, em Taquara, com presença da diretoria da EGR.

O trecho, de 2,6 km, contará com dois retornos “espera zero”, que garantirão mais segurança e fluidez ao tráfego, além de passagem sob a rodovia, para veículos e pedestres, entre os bairros Santa Teresinha e Empresa, ligando as ruas Nilo Dias e Osvaldo Aranha. Com a publicação do edital, após a abertura das propostas, haverá prazos de avaliação da proposta vencedora e de recursos. A expectativa é de que a empresa esteja contratada já na primeira quinzena de janeiro, explica o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, destacando que após isto, o tempo de conclusão da obra será de 18 meses. “Hoje existe um afunilamento do tráfego no local, além dos riscos em relação aos pedestres, que com esta obra serão solucionados”, explica.

Na ocasião, Lidio Nunes apresentou, também, um apanhado dos investimentos feitos pela EGR na ERS-239, citando o novo retorno que está sendo construído próximo à ERS-115, as melhorias no entorno da Feevale, a futura construção de ruas laterais e passarelas em Sapiranga e a duplicação do trecho entre o Arroio Tucanos e a ERS-474, que já está em fase de licitação do projeto. “Somadas à manutenção do pavimento e à revitalização de toda a sinalização, são mais de R$ 30 milhões que estão sendo investidos em melhorias que aumentarão a segurança da rodovia”, salientou. Os recursos são provenientes da praça de pedágio de Campo Bom.

Participaram do ato, também, os secretários da Fazenda, Giovani Feltes; o deputado estadual João Fischer; os prefeitos de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, e de Igrejinha, Joel Wilhelm, também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana; o reitor da Faccat e representante do Corede Paranhana-Encosta da Serra, Delmar Backes; além de lideranças da região, membros da comunidade e funcionários da área técnica da EGR.

Acordo de Resultados

A obra faz parte do Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Sobre a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)

Vinculada à Secretaria dos Transportes, atua desde 2013, com uma estrutura de 70 funcionários, contratados por concurso público. A EGR atua na conservação, manutenção, limpeza e implantação de melhorias em mais de 900km de rodovias no Estado. Também oferece aos usuários serviços de ambulância, guincho e resgate.