21 de Outubro de 2017

Página inicial > Comunicação > Notícias > Governo do Estado entrega nova ponte e intersecção na RSC-287
Publicação: 16/06/2017 às 18:40

Governo do Estado entrega nova ponte e intersecção na RSC-287

Inaugurações aconteceram nesta sexta-feira (16) - Foto: Palácio Piratini

O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), entregou, nesta sexta-feira (16), a nova ponte do km 153 na RSC-287, em Candelária, próximo a Novo Cabrais, oferecendo mais segurança a motoristas e facilitando o deslocamento de moradores da região. O govenador do Estado, José Ivo Sartori, inaugurou a obra, juntamente com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes.

O local chegou a ser interrompido, por medidas de segurança, devido à desestabilização das galerias por onde escoa a água de um arroio. Uma ponte instalada pelo Exército, com os custos arcados pela EGR, foi instalada e permitiu o tráfego até que a primeira metade da nova ponte ficasse pronta e fosse liberada, com fluxo intercalado. A obra definitiva, em caráter emergencial, teve início em março, com investimento de R$ 706 mil, e faz parte do Acordo de Resultados do Governo do Estado. Mais de 20 informativos foram divulgados no site da EGR durante os trabalhos, reafirmando o compromisso de transparência com a população, que esteve a par de cada etapa da construção.

De acordo com Sartori, a entrega da ponte aos municípios é um resultado que demonstra empenho e responsabilidade. “Tínhamos aqui um problema estrutural que tornava insegura a circulação local. Trabalhamos comprometidos em resolver esta demanda da comunidade e não poupamos esforços até a conclusão. Afinal, faz parte da caminhada dos gestores públicos lidar com estes desafios e pensar na segurança da população”, destacou.

Para Westphalen, a obra foi construída com apoio da população. "Esta obra é resultado de uma demanda da comunidade. Ficamos felizes em fazer parte desta nova etapa, que auxilia a região a progredir com segurança", explicou.

A ponte tem comprimento de 22 metros e largura de 12. Com a nova estrutura, foi solucionado, também, o alagamento das áreas próximas ao curso de água, problema que ocorria há vários anos, gerando uma antiga demanda da comunidade local. “Foi uma obra realizada com agilidade, pois é sabida a importância da rodovia para a população e para o escoamento da produção”, destaca o diretor-presidente da EGR.

"Com a nova ponte, o escoamento da produção ocorre com eficácia. Além disso, a construção aumenta o fluxo do comércio da região e restabelece a rotina da população com mais tranquilidade", destacou o prefeito de Candelária, Paulo Sérgio Butzge.

Interseção em Novo Cabrais

Foi inaugurada, também, nesta sexta-feira (16), a interseção no km 157 da RSC-287, em Novo Cabrais. A estrutura, com investimento de R$ 830 mil feito pela EGR, conta com pista de desaceleração e aceleração, para melhorar entrada e saída de veículos, oferecendo mais segurança aos usuários.

Participaram das solenidades o prefeito de Novo Cabrais, Andre de Lacerda; o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti; o prefeito de Cerro Branco, Jorge Hoffman; o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff; o vice-prefeito de Candelária, Nestor Elwanger; a presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Cristina Rhode; o diretor administrativo e financeiro e o diretor técnico da EGR, Ney Michelucci Rodrigues e Milton Cypel, respectivamente, além de deputados estaduais e federais, secretários e vereadores dos municípios.

RSC-287 recebe mais de R$ 22 milhões

A partir de contrato assinado em maio, a RSC-287 passou a ser recuperada em todo o trecho sob administração da EGR. O último trecho licitado foi do km 28 ao 105 — entre Tabaí e Vale do Sol, no valor de R$ 12.679.578,84. A empresa pública já realizava, desde janeiro deste ano, reparos no trecho do km 105 a 177, com investimento de R$ 10.313.743,47. Os contratos têm a duração de dois anos.

Sobre a Empresa Gaúcha de Rodovias
Em funcionamento desde 2013, conta com uma estrutura de 70 funcionários, contratados por concurso público. A partir de práticas de eficiência e gestão, a EGR atua na administração e fiscalização de contratos de obras e manutenção em mais de 900km de rodovias. A empresa pública é vinculada à Secretaria dos Transportes do Estado.